Você está aqui
Home > Destaque1 > TRABALHADOR NÃO TEVE MOTIVOS PARA COMEMORAR SEU DIA NO BRASIL

TRABALHADOR NÃO TEVE MOTIVOS PARA COMEMORAR SEU DIA NO BRASIL

Em 2017, os trabalhadores (as) brasileiros não tiveram motivos para comemorar o 1º de Maio (Dia do Trabalhador), por ter sofrido um ataque sem precedentes em seus direitos trabalhistas com a aprovação do Projeto de Lei (PL 6787/2016), que impôs mais de 100 modificações na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.

Na prática estas medidas significam retrocessos no Direito do Trabalho; o aumento de todas as formas de desemprego e queda de rendimentos reais dos salários e acirrará cada vez mais os ânimos na relação Capital e Trabalho. O movimento sindical está na ofensiva e continuará firme na luta contra os abusos do governo Temer e seus aliados no Congresso Nacional.

O momento requer um profundo trabalho de conscientização de base. É necessário e urgente, chamar a atenção da sociedade em geral, para a real situação do País e denunciar o conteúdo nefasto da política pública adotada pelo Governo Federal, que já mostrou de que lado está e para quem governa.

A Greve Geral de 28 de abril foi um sucesso, mesmo a mídia não divulgando, a adesão foi de mais de 30 milhões de trabalhadores (as). Na avaliação das centrais sindicais, foi a maior manifestação dos últimos 30 anos. As incertezas são muitas e ninguém sabe aonde chegaremos com este desgoverno instalado em Brasília.

Nossos adversários apostavam na letargia, que infelizmente, por um período atingiu o mundo sindical. Pela falta de informação nos locais de trabalho e hegemonia entre as centrais, sobraram dois caminhos a ser percorridos: deixar quer o Congresso decidir tudo sem questionamentos e/ou unir forças e esclarecer a sociedade e os trabalhadores (as) dos riscos que os direitos sociais, trabalhistas e previdenciários correm com aprovação das reformas.

Mesmo que no primeiro momento eles vençam, não devemos aceitar a derrota passivamente. Organizar uma reação nacional, resistir e não aceitar as mudanças prejudiciais aos direitos e interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora, deixou de ser uma necessidade e se tornou uma obrigação, de todos que se reivindicam defensor dos mais vulneráveis e desprotegidos deste regime capitalista.

A população precisa ser preparada para não aceitar mais o princípio de que não vale a pena lutar contra os poderosos. O conflito de interesses se dá porque as leis do desenvolvimento capitalista são simples: maximizar a expansão, os lucros e o aumento do capital em detrimento do ser humano, que segundo o historiador Eric Hobsbawn – “Os seres humanos não foram criados para o capitalismo”.

Não podemos nos iludir com os discursos bem elaborados dos políticos, eles estão comprometidos com o processo de globalização, que por sua vez, obriga as empresas a adotar maior flexibilidade no que se refere à mão de obra e transforma a insegurança do emprego em estratégia para aumentar os lucros. Por esta razão alardeiam que é preciso fazer reformas urgentes.

No 1º de Maio de 2017 não tivemos motivos para comemorar, mas tivemos o orgulho de comentar o grau de solidariedade e êxito que obtivemos com a Greve Geral. Mostramos que o sindicalismo é uma das forças sociais relevantes de nossa sociedade. Que as conquistas das primeiras greves do começo do século XX estão ligadas à construção de patamares mínimos de dignidade das pessoas, de um projeto de desenvolvimento nacional e da luta por democracia e liberdade.

Por: Nailton Francisco de Souza, diretor Nacional de Comunicação da Nova Central.

Fonte: NCST NACIONAL

INFORMATIVO NCST/PB03 de maio de 2017TRABALHADOR NÃO TEVE MOTIVOS PARA COMEMORAR SEU DIA NO BRASIL Em 2017, os…

Posted by NCST PB on Wednesday, May 3, 2017

Top