Você está aqui
Home > Destaque1 > 313ª Reunião Ordinária do CNS debate ações de fortalecimento da participação social em defesa do SUS

313ª Reunião Ordinária do CNS debate ações de fortalecimento da participação social em defesa do SUS

A Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST participa, entre os dias 30/01 e 01/02, da 313ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde – CNS, em Brasília/DF. Na oportunidade, conselheiros de todo país debatem ações e estratégias para o fortalecimento da participação social em defesa do Sistema Único de Saúde – SUS. Representante da NCST, Aníbal Machado, cobrou esclarecimentos ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sobre atenção da pasta ao programa Mais Médicos, à tabela do Sistema Único de Saúde; e solicitou fortalecimento dos investimentos voltados à saúde do trabalhador.

Assista a intervenção do representante da NCST:

Em resposta ao conselheiro Aníbal Machado e demais conselheiros sobre serviços essenciais de atenção à saúde, o ministro Mandetta afirmou que a Atenção Básica será prioridade na sua gestão. Mandetta pretende criar uma secretaria específica do assunto, onde deve concentrar sua força de atuação.


Aníbal Machado e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

16º  Conferência Nacional de Saúde

O ministro da Saúde afirmou que a pasta contribuirá para a construção da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), considerada o maior evento de participação social do Brasil. Marcado para ocorrer de 4 a 7 de agosto, o evento é uma realização do Ministério da Saúde, com organização do CNS.

Para a reunião, o ministro trouxe parte de sua nova equipe e se colocou à disposição para todos os debates no controle social. “Esse governo tem muita vontade de acertar na saúde”, disse, garantindo que o Ministério da Saúde está aberto para discussões com a sociedade brasileira representada no CNS. “Espero que a gente consiga ter uma relação produtiva, uma construção madura e coletiva. Contem com o ministro da Saúde”, afirmou.

Conselhos Municipais de Saúde e outras entidades já estão realizando etapas preparatórias da 16ª Conferência em diversas localidades pelo país. Ao ser questionado pela conselheira Sueli Barrios, representante da Associação Rede Unida, sobre o evento nacional, o ministro afirmou que a pasta vai realizá-lo. “Vamos ajudar na construção do evento. Espero que façamos uma boa conferência, com respeito às diferenças e opiniões”.

Fernando Pigatto, presidente do CNS, frisou a importância da presença de representantes do poder público no espaço institucional do conselho junto aos usuários, prestadores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos fazendo história na nossa primeira reunião ordinária com a presença do ministro. É o início de um diálogo produtivo e de uma caminhada de luta junto à nova composição do CNS”, disse.

O mesmo foi afirmado pela conselheira Elaine Pelaez, representante do Conselho Federal de Serviço Social (CFFES). “Este é o lugar para construirmos sínteses a partir de uma convivência respeitosa. Democracia é um conceito amplo e este é o espaço da construção coletiva”, finalizou. O relatório final das 16ª Conferência, construído por participantes de todo o Brasil, deve gerar subsídios para a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.

Imprensa NCST com informações do Portal #susconecta

Top