Você está aqui
Home > Destaque1 > Suspensão do Empréstimo Consignado por 120 dias aguarda decisão da Câmara

Suspensão do Empréstimo Consignado por 120 dias aguarda decisão da Câmara

O Projeto de Lei n. 1328/2020, que determina a suspensão do empréstimo Consignado por 120 dias, foi encaminhado nesta segunda-feira (22) para votação na Câmara de Deputados, após passar pelo Senado Federal. Se aprovado, o texto segue para sanção presidencial.
A proposta permite que Aposentados e Pensionistas que tenham contratado créditos consignados solicitem a carência temporária do pagamento por até quatro prestações. Segundo o PL, o adiamento não será entendido como inadimplência nem implicará na cobrança de juros.
Saiba mais sobre a tramitação e posicionamento dos bancos!

Projeto ainda segue sem data para ser votado na Câmara

Ainda não há previsão para que o Projeto de Lei seja apreciado pela Câmara. Entretanto, a matéria aprovada no Senado foi recebida no dia 22 e agora aguarda priorização para votação no plenário.
Se entrar em vigor, a regra ajudará a dar um alívio financeiro à população em meio à pandemia de Coronavírus e, assim, impulsionar a recuperação da economia.
O texto, de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA), teve votação polêmica no Senado. O relator do projeto, Senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), argumentou que a suspensão dos pagamentos poderia trazer insegurança jurídica para as empresas.

Leia tambémSenado APROVA suspensão de cobrança de Empréstimos Consignados

Guimarães, no entanto, foi voto vencido e, um destaque do Senador Weverton (PDT-MA) foi aprovado, restabelecendo o texto original e contemplando também Servidores Públicos e Trabalhadores do setor privado. O parlamentar enfatizou que a medida apenas posterga o pagamento das parcelas e não configura calote.

Quem pode aderir a suspensão do Empréstimo Consignado?

Na atual redação do PL, a suspensão do empréstimo consignado vale para:

  • Aposentados e Pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);
  • Servidores Públicos ativos (se os filhos perderam o emprego ou tiveram o salário reduzido e que estejam sendo ajudados pelos pais durante a crise);
  • Empregados de empresas privadas.

A suspensão do empréstimo consignado busca atender necessidades importantes dos contratantes frente à crise sanitária. Para os beneficiários do INSS, por exemplo, o valor mensal extra pode ajudar na composição da renda familiar.
O auxílio financeiro também ampara Trabalhadores do setor privado que tiveram a jornada de trabalho e o remuneração reduzidas, além dos Servidores que ficaram sem reajuste salarial e que podem ficar também sem aumento da margem consignável.

Top