Você está aqui
Home > Destaque1 > NOVA CENTRAL PARTICIPA DE ATOS DE 19 DE JUNHO

NOVA CENTRAL PARTICIPA DE ATOS DE 19 DE JUNHO

 

 

No último sábado (19/06), centenas de cidades brasileiras manifestaram reprovação às agendas política, econômica e sanitária do governo, no dia em que o país contabilizou mais de 500 mil mortes pela Covid-19, resultado potencializado por incontáveis erros, negligências e insistência em um negacionismo descolado da realidade, que colocou o país como o pior do mundo na gestão da pandemia. Diante da escalada do desemprego, do aumento exponencial da fome e da subnutrição e do atraso inconsequente do plano nacional de vacinação, milhões de brasileiros foram às ruas, respeitando os protocolos sanitários, manifestar seu repúdio ao caos em curso.

A Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST, em coerência absoluta com seu papel histórico em defesa da democracia, da vida e do bem-estar do trabalhador brasileiro, somou forças junto às mobilizações do dia. A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI, também participou da manifestação em Brasília.

Na capital federal a manifestação começou às 09h00 e terminou pouco antes das 13h00, em frente ao Congresso Nacional.  Usando máscaras de proteção, milhares manifestaram-se com faixas e cartazes pedindo vacina, investimentos em educação pública e demarcação de terras indígenas. No trajeto, todas as seis faixas do Eixo Monumental foram ocupadas pelos manifestantes. Os organizadores pediam, a todo momento, que as pessoas mantivessem distanciamento e usassem máscara de proteção contra a Covid-19.

 

 

“As manifestações do dia 19/06/21 ocorreram no mesmo dia em que atingimos a triste e dramática marca de 500.000 mortes por covid-19, em sua maioria evitáveis. No mesmo dia em que o governo Bolsonaro completa 900 dias de negligência, irresponsabilidade e incompetência à frente do país. O povo brasileiro não merece, aliás, nenhuma nação merece ter um governante que desde o primeiro dia, de seus primeiros atos, ataca o seu povo, principalmente a classe trabalhadora e as populações pobres e miseráveis”, avaliou o presidente da NCST, José Reginaldo Inácio.

 

 

O líder sindical recordou a tradição histórica da NCST em se posicionar politicamente contra qualquer agenda que ameace direitos, a vida e o bem-estar do cidadão brasileiro.

 

 

“A Nova Central sempre se posicionou contra todos os governos que atacaram a dignidade e valores humanos da sociedade, em especial das classes trabalhadoras. Mas o governo Bolsonaro vai além, sua agressividade, seus ataques são sem fim. Uma violação contínua de direitos e condições fundamentais à vida, como a saúde, a educação, o trabalho, a cidadania, a justiça, a igualdade, a organização sindical, a democracia, a soberania etc”, afirmou Reginaldo.

 

 

Em São Paulo as manifestações ocorreram na Avenida Paulista, na região do MASP. O presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado de São Paulo – NCST/SP, Luiz Gonçalves “Luizinho”, participou das manifestações. Pouco menos de 20 minutos antes das 16h, horário marcado para o início da manifestação, uma concentração de pessoas já havia sido formada. Houve uma concentração de participantes em frente ao prédio da Fiesp. A maior parte dos manifestantes utilizava máscara e tentava atender às recomendações para manter o distanciamento. Os participantes caminharam no sentido da Consolação, rumo à praça Roosevelt.

 

 

Segundo a SPTrans, 43 linhas tiveram seus itinerários alterados por conta de manifestação com deslocamento pela Alameda Santos e Praça Oswaldo Cruz, na região central. Tanto no sentido Consolação quanto no sentido Vila Mariana, o trânsito foi totalmente bloqueado.

“O dia 19/06 foi marcado não somente pela luta contra esse governo, mas sobretudo pelo o que ele representa e faz, precisamos estar atentos e engajados nas próximas manifestações e lutas que virão. Um governo que, intencionalmente, deixa morrer e adoecer o seu povo não merece apoio de nenhum sindicalista comprometido com a vida da classe trabalhador”, concluiu o presidente da NCST nacional.

 

Assista as imagens da manifetação em Brasília realizadas pela Mídia Ninja:

https://youtu.be/qJiY4Qey-sY

 

Assista ao resumo das manifestações no país:

https://youtu.be/ATsu_zQOT-E

 

 

Fonte: NCST NACIONAL

 

Top