Você está aqui
Home > Destaque1 > NOTA: Nova Central e CNTI se solidarizam com familiares das vítimas de Brumadinho/MG

NOTA: Nova Central e CNTI se solidarizam com familiares das vítimas de Brumadinho/MG

Companheiros e companheiras,

É com grande pesar que tomamos conhecimento da fatídica tragédia que acometeu milhares de famílias, nesta sexta-feira (25), no Município de Brumadinho/MG. Consideramos inconcebível que uma nova tragédia de proporções incalculáveis possa se repetir após o ocorrido em Mariana/MG, em novembro de 2015. A repetição inexplicável desse erro trágico, em um intervalo de apenas três anos, coloca em xeque incontáveis argumentos favoráveis à privatização que, antes, ao longo de muitos anos sob controle estatal, jamais se observou circunstâncias do tipo.

A Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI,  se solidarizam com todos os habitantes de Brumadinho que, diante da negligência de quem deveria zelar pela sustentabilidade e segurança de um sistema que já se demonstrou vulnerável, hoje choram a perda de familiares e do patrimônio familiar acumulado ao longo de muitos anos de trabalho e sacrifícios financeiros.

Exigimos das autoridades providências que, de fato, intimidem a repetição de situações semelhantes. A impunidade financeira e penal, na nossa avaliação, serve como prêmio para que tragédias similares se repitam. Precisamos criar instrumentos eficazes que inibam a sucessão inexplicável de erros grotescos, que resultam em mortes, prejuízos econômicos, ambientais e patrimoniais.

Aguardamos respostas rápidas e eficazes às necessidades e expectativas das milhares de famílias desoladas pelo ocorrido.

José Calixto Ramos
Presidente da NCST e da CNTI

Top