Você está aqui
Home > Destaque1 > NCST reafirma total apoio à Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social

NCST reafirma total apoio à Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social

Entidade atua em diversas frentes de resistência à proposta de “reforma” da Previdência conduzida pelo governo. Na avaliação da NCST, projeto tem potencial para jogar milhões de trabalhadores na insegurança e preocupação quanto à proteção social que possuirão na velhice. Experiências internacionais revelam resultados trágicos resultantes do modelo de capitalização.

A Nova Central Sindical de Trabalhadores – NCST participou ativamente, nesta quarta-feira (20), da cerimônia de lançamento da Frente Parlamentear Mista em Defesa da Previdência Social. O Diretor Financeiro da entidade, João Domingos Gomes dos Santos, contribuiu com os debates e destacando a importância de mobilizar a sociedade para uma forte reação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 06/2019). Na avaliação do líder sindical, o projeto do governo tem potencial para aprofundar nossas mazelas sociais e econômicas, jogando milhões de trabalhadores aposentados a condições indignas de vida, tal como está ocorrendo em nações que implementaram modelos de previdência similares ao que o governo pretende aprovar. Ao relacionar a chamada “reforma” à agenda de desmonte da estrutura estatal brasileira, avalia Domingos, governo revela intensão de reduzir ao mínimo as atribuições sociais do Estado; condenando serviços indispensáveis à precariedade e, possivelmente, futura extinção.

Assista a participação do representante da NCST:

João Domingos relacionou ameaças ao sistema de seguridade social brasileiro e convoca reação à PEC 06/2019. Líder sindical demonstra confiança na derrubada da proposta de desmonte da Previdência Social encaminhada pelo governo. Veja abaixo:

O evento

Com a participação e apoio de representativo grupo de parlamentares – deputados e senadores –; de especialistas em economia e previdência; de lideranças dos movimentos sindical, social e da sociedade civil organizada; a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social apresentou e discutiu detalhes das propostas do governo para a alteração nas regras previdenciárias no país, avaliadas como muito nocivas tanto do ponto de vista social, como econômico.

Assista ao vídeo que esclarece detalhes do desmonte da previdência pretendido pelo governo:

Experiências internacionais com modelos de previdência que migraram do regime de repartição para o sistema privado de capitalização, foram debatidas por especialistas estrangeiros especialmente convidados para compartilhar suas avaliações sobre os perigosos resultados obtidos pelos países que experimentaram a mudança. O cientista político da Fundación Sol e especialista em previdência no Chile, Recaredo Galvez; e o argentino Julio Durval Fuentes, presidente da Confederação Latino-Americana de Trabalhadores Estatais – CLATE apresentaram informações que deram uma dimensão prática das ameaças com potencial de ampliar a nossas desigualdades sociais, bem como submeter milhões de trabalhadores a condições indignas de vida na velhice.

Outros temas debatidos buscaram apontar alternativas que, simultaneamente, preservam a saúde e a solidez financeira da Previdência Social, bem como asseguram aposentadoria digna para os trabalhadores rurais, da iniciativa privada e do setor público. A Reforma Tributária Solidária ganhou destaque nessas discussões. Apresentada pelo doutor em Ciência Econômica, mestre em Ciência Política e professor do Instituto da Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Eduardo Fagnani; a proposta revela-se uma sólida alternativa para preservar a seguridade social e promover a justiça fiscal no país.

Ao final da cerimônia, as lideranças políticas e sindicais conclamaram uma robusta participação de todos os segmentos da sociedade brasileira em defesa em defesa de uma Previdência Social pública, justa e solidária nas manifestações programadas para próxima sexta-feira (22).

Acompanhe nos vídeos abaixo a íntegra do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social:

Parte 1

Parte 2

Clique AQUI e acesse a nota convocatória do presidente da NCST, José Calixto Ramos, para as mobilizações do dia 22 de março.

Clique AQUI e acesse a Calculadodora da Aposentadoria elaborada pelo Dieese.

Imprensa NCST com Secom/CSPB

Top