Você está aqui
Home > Destaque1 > Lula recebe vacina de Alckmin, resgata Zé Gotinha e lança campanha nacional de imunização

Lula recebe vacina de Alckmin, resgata Zé Gotinha e lança campanha nacional de imunização

or Gabriel Valery


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou nesta segunda-feira (27) a vacina bivalente contra a covid-19, aplicada por seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), que é médico. Foi a quinta dose recebida pelo petista. Lula, que tem 77 anos e é do grupo prioritário, aproveitou a ocasião para lançar o Movimento Nacional pela Vacinação. A ideia é retomar uma política de imunização em massa no país. Referência mundial no assunto, o Brasil viu os índices de vacinação despencarem sob o governo de Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro adotou o negacionismo como política pública e postura pessoal. Ao longo da pandemia, desestimulou a imunização e outras medidas indicadas por cientistas. Chegou a associar vacinas a transmissão de doenças, e que quem tomasse o imunizante “viraria jacaré”. Agora a postura do governo é outra. “Tomo vacina porque gosto da vida. A vida é o dom maior que Deus nos deu. Essa vida tem que ser preservada. Por isso, tome a vacina. O Zé Gotinha é só amor e nada mais”, disse Lula.


Volta do Zé Gotinha


Lula ainda fez um apelo à população. Ele pediu para que ninguém dê ouvidos às conspirações infundadas, que apenas levam a mortes evitáveis. “Quero fazer um apelo a cada mãe, pai, avô, avó, adolescente, criança. Não vamos acreditar no negacionismo. Não vamos acreditar em bobagens contra vacinas (…). Tomar vacina é um gesto de responsabilidade. Um gesto de garantia que você passa para sua família. Não posso compreender uma mãe que se recusa a dar vacina contra paralisia infantil. A hora que a criança pega a doença, sofremos o resto da vida”, afirmou.

Por fim, Lula reforçou a importância dos imunizantes e dos profissionais da Saúde. “O Brasil era o país mais respeitado no mundo pela capacidade e qualidade das enfermeiras e enfermeiros para dar injeção em todo o povo brasileiro. Doenças simples, como sarampo, caxumba. Sobretudo contra a covid. Então, faço um apelo a cada homem e cada mulher. Primeiro, respeito às pessoas que trabalham no SUS. Essas pessoas sofreram, morreram, para salvar a vida das pessoas. Por isso, daqui para frente, pelo amor de Deus, não sejam irresponsáveis”, completou.


Vacinas salvam


Lula recebeu a vacina ao lado de mais três pessoas. Dois idosos e uma gestante. Para estimular a vacinação, o governo federal vai veicular peças publicitárias em rádio e TV. As peças vão exaltar o Zé Gotinha, com o slogan de que “Vacina é Vida, Vacina é Para Todos”. “Quero chamar todos e todas para lançarmos o movimento nacional pela vacinação. Vacina é vida, vacina é SUS. Vamos proteger nossas vidas. Esse movimento tem que ser de toda a sociedade. Viva o SUS e viva o Zé Gotinha”, destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.




Fonte: Rede Brasil Atual – RBA

Deixe um comentário

Top