Você está aqui
Home > Destaque1 > JOÃO PESSOA TERÁ BARREIRAS PARA CONTROLAR TRÁFEGO

JOÃO PESSOA TERÁ BARREIRAS PARA CONTROLAR TRÁFEGO

 

A cidade de João Pessoa adotará a partir da próxima segunda (01) a instalação de barreiras fixas e volantes para controlar a circulação de veículos e pessoas. A medida servirá para evitar a propagação de novo coronavírus. A cidade é o epicentro da covid-19 no Estado.

De acordo com o decreto conjunto assinado pelo Governo do Estado e prefeituras da Região Metropolitana da Capital, fica proibida a circulação de pessoas em ruas, avenidas e demais espaços públicos, com exceção dos deslocamentos que se façam imprescindíveis.

Na capital, serão 12 barreiras de fiscalização e blitzes volantes, localizados nos limites e nas áreas de maios circulação da cidade. Fica proibida a circulação de pessoas em áreas públicas, como praias, praças ou calçadas.

O deslocamento em veículos está autorizado desde que seja comprovada a necessidade, a exemplo de abastecimento alimentar, emergência de saúde ou veterinária. Veículos empregados em atividades essenciais estão liberados. É importante portar documento de identificação e comprovante de residência. Transporte de carga, táxi, serviços de entrega ou carros disponibilizados por aplicativo também podem circular.

O decreto anterior que previa ações como o fechamento do comércio suspensão temporária das aulas e do transporte público será prorrogado. Ao término desta etapa poderá haver a reabertura gradual das atividades econômicas. O plano de retomada será feito ouvindo a sociedade, além de especialistas e gestores municipais e estaduais das áreas envolvidas. As medidas foram tomadas com base em critérios científicos, pautada por recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Comitê Científico do Consórcio Nordeste e dos sistemas públicos de saúde municipal e estadual.

Os números apostam para o aumento na taxa de incidência da Covid-19 na região, queda no isolamento social e alta demanda por leito de UTI, nas redes pública e privada. “ A curva da doença segue em crescimento, no estado e capital. Apesar de todo o esforço, dos novos leitos abertos, o sistema de saúde enfrenta forte sobrecarga. Além dos cuidados que queremos garantir a quem precisa, devemos ao máximo conter a propagação do vírus, com a prevenção. Não vamos perder cada passo que já demos, vamos avançar, evitando riscos maiores, salvando ainda mais vidas. Com o processo de isolamento mais rígido e a colaboração de cada um de nós, vamos seguir em frente e caminhar para o retorno gradual à normalidade”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.

O descumprimento das medidas resultará à responsabilização cível, administrativa e criminal, nos termos da lei.

Fonte: MAISPB

Top