Você está aqui
Home > 2013 > TJ-PB E OAB CONVOCAM PLENO E TRIBUNAL DE ÉTICA E DEVEM SUSPENDER JUIZ E ADVOGADOS ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO ‘ASTRINGERE’

TJ-PB E OAB CONVOCAM PLENO E TRIBUNAL DE ÉTICA E DEVEM SUSPENDER JUIZ E ADVOGADOS ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO ‘ASTRINGERE’

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba fará uma sessão extraordinária, nesta sexta-feira (19), e deve suspender preventivamente de suas atividades o juiz José Edvaldo Albuquerque, 2º Juizado Especial Misto de Mangabeira.

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba, também convocará extraordinariamente o Tribunal de Ética e também deve suspender as inscrições dos advogados Cícero de Lima Souza, Eugênio Vieira Almeida, Glauber Lessa Feitosa e Dino Gomes Ferreira. Todos foram presos pela Polícia Federal, no início da manhã, acusados de atuarem num esquema ilegal que agia dentro do Fórum de Mangabeira, na zona sul da Capital.

Na operação ‘Astringere’, deflagrada com conhecimento prévio da corregedoria do Judiciário paraibano, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva, quatro mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão em escritórios de advocacia. Também foi preso pela PF o delegado da Polícia Civil da Paraíba, Edilson de Araújo de Carvalho de Araújo.

O presidente da OAB-PB, Odon Bezerra, confirmou a abertura do processo disciplinar contra os advogados envolvidos nas denúncias. Odon disse que já comunicou o caso ao presidente do Tribunal de Ética da OAB-PB, Assis Camelo. “Assim que a OAB tiver acesso às provas e às cópias dos documentos que estão com a Polícia Federal, despacho pedindo a convocação extraordinária do Tribunal de Ética, que abrirá o procedimento regular, para que os acusados possam exercer o sue direito de defesa, assegurado pela Constituição”, disse Odon.

Após ser detido pela Polícia Federal, o juiz José Edvaldo Albuquerque foi ouvido pelos agentes e integrantes do Judiciário na sede do Tribunal de Justiça do Estado. De acordo com a Polícia Federal, somente na casa do juiz preso foram apreendidos cerca de R$ 400 mil em alvarás. As provas estão reunidas em mais de 300 páginas do inquérito policial

O delegado da Polícia Civil, Edilson Carvalho, já havia sido detido em outra operação da Polícia Federal na Paraíba, denominada ‘Squadre’, deflagrada dia 9 de novembro de 2012.

No início da tarde desta quinta-feira, pelo menos quatro desembargadores confirmaram que a tendência do Pleno do TJ-PB é de suspender o juiz José Edvaldo Albuquerque de suas funções. Na avaliação desses desembargadores, as provas são muito fortes, mas o Pleno deve dar todas as oportunidades para que o acusado se defenda.

Fonte:
Correio da Paraíba

 

Deixe um comentário

Top