Você está aqui
Home > Destaque1 > NOVA CENTRAL/PB PARTICIPA DE SESSÃO NA CÂMARA DE JOÃO PESSOA SOBRE O TEMA: “PÓS ABOLIÇÃO – DESCONSTRUINDO O 13 DE MAIO”

NOVA CENTRAL/PB PARTICIPA DE SESSÃO NA CÂMARA DE JOÃO PESSOA SOBRE O TEMA: “PÓS ABOLIÇÃO – DESCONSTRUINDO O 13 DE MAIO”

Na tarde de ontem (11) o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores da Paraíba – NCST/PB, Antonio Erivaldo Henrique de Sousa, a convite do Vereador Marcos Henriques, participou de uma Sessão Especial na Câmara Municipal de João Pessoa para debater o tema “Pós-Abolição – Desconstruindo o 13 de Maio”, dia da Abolição da Escravatura no dia 13 de maio.
Os debates giraram com os movimentos sociais e organizações da sociedade civil, sobre Vida, saúde e dignidade da população negra foram tema de debate principal.
O evento foi proposto e presidido pelo vereador Marcos Henriques (PT) e teve a participação de apenas 3 vereadores dos 27 vereadores da casa, apenas presentes Sandra Marrocos (PSB) e Humberto Pontes (Avante), que secretariou a sessão.
Em homenagem ao orgulho da negritude, os presentes assistiram uma intervenção artística realizada pela atriz Fernanda Ferreira, que abriu os trabalhos com versos do poema “Desenrolar”, de sua autoria.
Marcos Henriques salientou que, 129 anos após a abolição da escravatura no Brasil, ainda permanecem quase que as mesmas dificuldades históricas enfrentadas pela população negra, exigindo reflexões. “Há falta de inserção e permanência no mercado de trabalho, de políticas públicas dirigidas para o segmento na Educação, Saúde, Habitação, na garantia da dignidade. Mais da metade da população do País é negra e esta é a parcela que mais é vítima de homicídios, entre diversas outras estatísticas negativas com as quais a negritude sofre até hoje”, denunciou.
Já a representante do Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial (CNPIR), Mãe Tuca, lembrou que, em 2010, a Casa de Cultura solicitou ao Governo Municipal uma Coordenadoria de Igualdade Racial para João Pessoa. “Somos um dos Municípios que não está incluso no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), e um dos critérios exigidos é que a cidade tenha uma Coordenadoria e um Conselho.
A representante da Bamidelê Organização de Mulheres Negras na Paraíba, Vânia Fonseca, divulgou a “carta produzida pelas mulheres negras brasileiras”, de novembro de 2015. O material é um pacto pelo fim do racismo, violência e a favor do bem viver entre todos na sociedade.
O evento ainda teve a participação de sindicalistas centrais e vários nomes que atuam nas causas dos Direitos Humanos, que militam no combate ao racismo, na promoção de políticas de igualdade social e de destaque nos estudos afro-brasileiros.
Para o presidente de Nova Central Sindical da Paraíba NCST/PB, em sua fala parabenizou o vereador Marcos Henriques autor propositura e reafirmou o compromisso da NCST em defesa da população negra do Brasil, afirmando que o fim do trabalho escravo no Brasil ainda não aconteceu a plena abolição, pois a existência é uma vergonha para o pais, pois a Constituição Brasileira garante a igualdade afirmando que todos são iguais perante a Lei, só que na pratica do dia a dia, vem aumentando o racismo, e a discriminação social, ao ponto de que até o governo federal extinguir o Ministério da Previdência Social e fez um junção ao Ministério da Fazenda ou seja não se discute mais as questões sociais mas as questões econômicas, Portanto a NCST foi constituída sobres três colunas “Unicidade, Desenvolvimento e Justiça Social, é contra qualquer tipo de discriminação e não aceita nenhum direito a menos a terceirização aprovada pelo Câmara Federal tem como objetivo de precarizar o trabalho escravizar, pois mata e mutila e não garante os mínimos direitos sociais, falou Erivaldo Henrique presidente da NCST/PB

Da Assessoria.

Top