Você está aqui
Home > Destaque1 > LUTA CONTRA A DUPLA FUNÇÃO DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS E DEFESA DO EMPREGO DOS COBRADORES SERÁ NACIONAL!

LUTA CONTRA A DUPLA FUNÇÃO DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS E DEFESA DO EMPREGO DOS COBRADORES SERÁ NACIONAL!

Diretores do Sindicato dos Motoristas e trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotorista – SP) estiveram na terça-feira (21/2), em Brasília, reunidos com o presidente Nacional da Nova Central, José Calixto Ramos e propuseram organizar uma luta nas principais cidades e capitais do país em defesa do emprego dos cobradores e contra as reformas da Previdência e Trabalhista.

O presidente do Sindmotoristas – SP, José Valdevan de Jesus (Valdevan Noventa) criticou os gestores públicos que defendem a substituição dos postos de trabalho por bilhetagens eletrônicas como forma de reduzir custos. “Existem projetos em curso para remanejar esses profissionais para outras funções no sistema e acabar definitivamente com a função de cobrador de ônibus. Entendemos que o papel destes profissionais não se limita em só cobrar passagem”, disse.

Como sugestão para envolver sindicatos do ramo de transporte do país, Sr. Calixto se comprometeu agendar reunião com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestre (CNTTT), Omar José Gomes e fazer um levantamento de Projetos de Leis que tramitam no Congresso Nacional que versa sobre o tema e os municípios que já eliminaram a função.

Em 2016, o deputado Vicentinho (PT-SP) conseguiu aprovar na Comissão do Trabalho da Câmara um projeto de lei que proíbe as empresas públicas e privadas, concessionárias de serviço de transporte coletivo, de atribuir ao motorista a função simultânea de dirigir e cobrar passagens, que em sua opinião significa exigir do mesmo uma condição “humanamente incompatível” pelo nível de atenção que precisa ter no trânsito.

De acordo com Valdevan Noventa, a dupla função provoca atraso no cumprimento do percurso e maior dificuldade no atendimento de pessoas com deficiência, ou de idosos, gestantes e crianças, apontados entre os inconvenientes causados aos usuários e à população em geral. “Precisamos unir os trabalhadores (as) em transportes e combater energicamente o aumento do desemprego que já atinge os lares de milhões de pessoas”, opinou.

Fonte: NCST NACIONAL

Top