Você está aqui
Home > Destaque1 > FIM DO RACIONAMENTO DE ÁGUA É LIBERADO PELA JUSTIÇA

FIM DO RACIONAMENTO DE ÁGUA É LIBERADO PELA JUSTIÇA

Anunciado pelo governador para esta sexta (25), fim de racionamento havia sido suspenso por decisão de juíza.

Uma decisão do desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos liberou o fim do racionamento do uso das águas do Açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, que abastece Campina Grande e mais 18 cidades. O desembargador suspendeu a decisão da juíza Ana Carmem Pereira de Jordão, que, a pedido da Defensoria Pública de Campina Grande, determinou que o racionamento continuasse.
No Twitter oficial do governador Ricardo Coutinho, ele afirma que a água chegará às casas de Campina Grande e mais 18 cidades até o sábado (26).
O fim do racionamento tinha sido anunciado para sábado, pelo Secretário Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba, João Azevedo. Porém, na manhã da segunda-feira (21), o governador Ricardo Coutinho anunciou a antecipação da medida para a sexta-feira (25).
De acordo com dados do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) e da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), o açude chegou ao volume de 8,2% de sua capacidade na manhã desta segunda-feira, saindo do volume morto. O volume começou a aumentar desde a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco, em abril.
Segundo o governador, o volume atual de água no açude garante ‘autonomia’ de 303 dias, tempo em que é possível retirar água mesmo que ocorra algum problema na transposição. “Não é possível uma polêmica como essa [em torno do fim do racionamento] quando os dados apresentados mostram que tudo está sendo feito com responsabilidade”, defende Ricardo.

Fonte: G1/PB

Top