Você está aqui
Home > Destaque1 > BOLSONARO IGNORA ORIENTAÇÃO DE QUEIROGA SOBRE USO DE MÁSCARA E AGLOMERAÇÃO

BOLSONARO IGNORA ORIENTAÇÃO DE QUEIROGA SOBRE USO DE MÁSCARA E AGLOMERAÇÃO

 

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta terça-feira (8) à CPI da Covid que orienta Bolsonaro sobre a necessidade do uso de máscara e não aglomeração como conduta acertada diante da gravidade da pandemia no país, mas o presidente não ouve seus conselhos. “As imagens falam por si só”, disse o ministro após a exibição de um vídeo no qual o capitão aparece promovendo aglomeração com apoiadores e sem usar máscara.

Pressionado pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL) sobre a conduta do presidente, Queiroga diz que orientava Bolsonaro, mas era ignorado. “As imagens falavam por si só. Não vou fazer juízo de valor sobre o presidente da República. Já informei a Vossa Excelência que conversei com o presidente sobre esse assunto. Quando ele está comigo, ele usa máscara”, respondeu.

“É constrangedor o senhor orientar a população toda a ter os cuidados necessários e o chefe maior da nação, que deveria ouvir o seu ministro da Saúde, não ouvir”, disse o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD).

Na sua fala inicial, o ministro referendou o discurso negacionista ao dizer que não há evidência comprovada de que cloroquina e ivermectina não funcionam no tratamento da Covid-19. Mesmo diante do entendimento de que não há divisão na ciência, ele continuou falando sobre divergências médicas sobre o assunto.

Queiroga também apresentou dados equivocados sobre a vacinação repetindo que o Brasil é o terceiro que mais vacinou no mundo, quando o país ocupa a 66º lugar no ranking de doses aplicadas para cada 100 mil habitantes.

Fonte: NCST NACIONAL

Top